27.7.10

Entrevista ao DJ Ricardo Machado

Vou dar hoje início a uma série de entrevistas a profissionais de casamentos, porque penso que esta é uma boa forma de dar a conhecer diferentes pessoas e diferentes tipos de trabalho.

A primeira pessoa com quem falei foi o DJ Ricardo Machado, da empresa Factor Música, e quero agradecer publicamente a simpatia e a disponibilidade.



O que é que o motivou a ser DJ?
Bem, foi uma combinação de vários factores. Sempre gostei muito de música e de passar música. Comecei com 13 anos a passar música num bar em Vieira do Minho. Era onde eu passava férias e fins-de-semana. Cheguei mesmo a passar música lá durante meses. Depois fiz rádio-amador lá também, durante muitos anos. Sempre programas de autor. Tudo que era música eu gostava. Até fui baterista num "grupo de garagem" durante uns anos também. Entretanto um amigo meu tinha uma quinta onde começou a fazer eventos/casamentos. Fiz lá o meu 1º casamento como DJ. Devia ter uns 18,19 anos. Depois comecei por passar música em bares pelo Porto, amigos meus de faculdade iam-se casando e pediam-me para ser o DJ, porque gostavam muito do meu estilo de música. Vieram oa amigos dos meus amigos e assim foi, até hoje.
  

Há quanto tempo é que tem esta profissão?
Como referi na resposta anterior, comecei a passar música em Casamentos há 13 anos. Tenho 31. Mas a tempo inteiro, desde 2007. Orgulho de dizer que sou Profissional na área de Eventos, a tempo inteiro, desde início de 2007.


Tem verificado mudanças nos critérios dos noivos relativamente à escolha do tipo de animação (bandas/DJs/coreógrafos/...) ou relativamente ao tipo de músicas?
Há mudanças no sentido de os noivos terem mais poder de decisão. Antes, eram os Pais que pagavam tudo e que decidiam também. Hoje são os próprios noivos que escolhem o que querem, onde querem e como querem. Os pais ajudam ou pagam mas, a meu ver, já não decidem nada. Podem opinar, é certo, mas os noivos são absolutos. Isso faz com que as músicas sejam de acordo com os gostos musicais dos noivos. Logo, há muito mais música pop/comercial recente do que havia há uns anos atrás.


Tem verificado alguma mudança nas tradições?
Ter um Deejay nos Casamentos é, sem dúvida, relativamente recente, comparando com outros fornecedores de serviços desta área. Antigamente ou era um banda, ou um duo, ou um trio. Na minha opinião, isso limitava muito. Das duas uma. Ou pagava-se ( e ainda se paga) muito para ter uma boa banda que toca de tudo e com qualidade, ou então são dois ou três musicos que tocam apenas um ou dos géneros de música. Com um DJ a animar, tem-se todo o tipo de música e, principalmente, na sua forma original. Alguém imagina uma portuguesa ou português a cantar tão bem quanto Shakira ou Michael Bublé?


Muitos noivos têm receio que os convidados não dancem e que isso crie momentos mortos. Qual é que acha que é a solução para isso?
Costumo dizer que 50% da festa depende da atitude dos noivos. Se os noivos dançarem, não ficarem sentados ou então lá fora a beber um copo com alguns amigos, os convidados seguem o exemplo. Não precisam de ser exímios bailarianos, mas sim ter uma atitude pró-activa na festa. Os outros 50% dependem, sem dúvida, de quem está a animar e de outros factores.


Tendo em conta a sua experiência, o que é que resulta mais em termos de disposição da pista de dança, atitude dos noivos, tipos de música, efeitos de luzes e horário do baile?
Como referi anteriormente, a atitude dos noivos é importantíssima. Se a banda ou o DJ for fraco, tb não vai ajudar, claro. Abrir uma pista demasiado cedo (meio da tarde) tb não é uma boa solução, especialmente se estiver calor. As pessoas começam logo a transpirar e a ficar com sede. Dançam pouco e vão logo refrescar-se, lá fora ou ao bar. Os efeitos de luzes são imprescindíveis para uma boa festa. Com efeitos de luzes, as pessoas desinibem-se mais, dançam mais. Sentem-se num bar ou numa pista de uma discoteca. Ajuda realmente. Recomendo a toda a gente!


E o que é que resulta menos?
Sair dum casamento a meio. Tive uma vez uns noivos que foram visitar a avó do noivo, que tinha ficado em casa. Isso faz com que ninguém dance, vá toda a gente para o bar, ou lá para fora fumar e falar. É normal que assim seja. É a mesma coisa que darmos um jantar em casa para amigos. Não nos vamos ausentar a meio. Acaba a festa.
Mas o pior de tudo é o limite de horas. Há noivos que adoram a quinta, escolhem esse espaço, mas por diversas razões há um limite de horas para a festa terminar. É impensável. Gasta-se milhares de euros nesse dia, e depois a festa tem de terminar quando as pessoas se estão a divertir??!!?? Não tem lógica. Quem se casa, deveria pensar seriamente nisso!


Em que momento(s) da festa é que normalmente o baile é aberto?
Por norma, e não me lembro de nenhuma excepção, ao fim da refeição. Serve para o Catering fazer o serviço deles correctamente, e sem as pessoas se levantarem ou saírem das mesas. Depois de se servir a refeição, se for cedo, deixa-se as pessoas conviverem e falarem um pouquinho. Se já for para a noite, abre-se o baile.


Acha que é boa ideia ter um coreógrafo a trabalhar em colaboração com o DJ?  Quais são as vantagens e as desvantagens?
Concordo em ter alguém a fazer coreografias, se assim os noivos entenderem. Esse é um serviço extra que tenho na minha empresa. Há quem goste e há quem queira apenas música. Depende do tipo de animação que queremos na festa. Penso que música (bem tocada) é mais que suficiente. No entanto, se acham que os vossos convidados são "difíceis", umas coreografias ajudam sempre.


Costuma colocar música ambiente durante os aperitivos?
Coloco música em todos os momentos, em todos os locais, desde quando entram os convidados e noivos, até à última pessoa ir embora. Há quem cobre mais por ter música fora do salão, etc. Eu não. Se fosse o meu casamento, também gostava de ter música nos aperitivos.


Colabora com músicos que, por exemplo, toquem durante os aperitivos ou durante certos momentos-chave da festa?
Sim, felizmente sou bastante requisitado por músicos e escolas de música para fazer a parte do baile, enquanto eles fazem os aperitivos e refeição, ou seja, momentos mais calmos. Funciona lindamente. Aliás, tenho uma parceria de há vários anos com trio fenomenal, que considero os melhores do Porto a tocar música para aperitivos e refeição. O facto de ser sempre "chamado" por eles para fazer parte da equipa é, sem dúvida, uma grande satisfação.


Que tipo de contacto é que costuma ter com os noivos antes do casamento?
Gosto sempre de reunir com os noivos as vezes que forem necessárias. Gosto de personalizar cada casamento e ir de encontro ao que os noivos gostam e querem para um dia tão especial. Sou dos poucos DJs que conheço que tem escritório aberto para reunir com os noivos. Isso também lhes dá confiança, pois encontram-me sempre por lá.


Qual é a sua área (geográfica) de actuação?
Cada vez mais, sou solicitado para Casamentos fora do Porto. Há duas semanas estive em Chaves, este último Sábado estive perto da Figueira da Foz e para a semana vou para depois de Viseu. Já fui convidado para tocar em festas em Lisboa, mas por motivos de agenda não deu para ir. No entanto, trabalho em todo o País e ilhas inclusivé. Este Carnaval estive a animar uma estância de esqui nos alpes suíços a convite de um director português.


Quantas horas é que costuma estar no local da festa? Há um limite?
Costumo estar um mínimo de 12 horas. Mas não tenho limite de horas. Acho sempre que impor horários condiciona qualquer festa. Enquanto as pessoas se estiverem a divertir, eu tmabém me estou a divertir. Quanto mais tempo os convidados dançarem, mais os noivos ficam satisfeitos, mais vezes serei recomendado por quem presenciou. Mais de 70% dos meus serviços são através de recomendações de noivos. Isso deixa-me muito satisfeito e não há melhor que publicidade boca-a-boca.


Oferece algum serviço adicional para o dia do casamento?
Sim. Penso que não nos podemos limitar a ser apenas DJ, se podemos ser algo mais. Por pensar assim, tirei um curso (e não workshop) de fotografia, e no dia do Casamento vou fazendo uma foto-reportagem de todo o espaço, decoração, noivos e convidados. Depois, levo projector e projecto essas mesmas fotos durante a refeição para haver uma animação enquanto está a decorrer o serviço, para haver uma dinamização. Se os noivos quiserem, e me fornecerem fotografias, faço antecipadamente um Apresentação em SlideShow com fotos que eles me deram, para passar e surpreender os convidados. Resulta sempre muito bem! No fim, ofereço todas as fotografias em alta resolução e a apresentação em slideshow, ambos as coisas, em suporte digital.
No entanto, se os noivos acharem que não tem interesse, não há problema nenhum. Não se faz.


Qual é a média de preços que costuma custar um trabalho seu?
Depende de vários factores, desde o tipo de serviço que querem, se querem coreografias, luzes, karaoke, música ao vivo, ou apenas serviço de DJ. Depende da altura do ano também. Se for em novembro ou fevereiro, faz-se uma atenção por ser uma época baixa. Se for sexta ou domingo também. No entanto, o serviço ronda os 500€, com todo o material incluído e sem limite de horas. Mas nada como perguntar :)


Se casasse agora, que tipo de escolhas faria?
Ora bem, aí está uma pergunta que nunca me colocaram :)
Para começar escolhia alguém simpática, divertida, bonita, educada, e companheira. hehehe
Mas como deduzo que esteja a perguntar a nível de serviços, é difícil a resposta. Há tantos lugares bonitos, mas nenhum perfeito. No entanto, a nível de músicas, não me preocuparia, pois escolheria algum colega meu, que conhecesse os meus gostos e que fosse bom profissional. Só me iria preocupar para que o Casamento fosse como nós realmente quiséssemos e para não sermos condicionados pelo que os outros pudessem pensar.



Espero que achem a entrevista útil :)

1 comentário:

Queen of Hearts disse...

Adorei esta tua nova rubrica e acho muito útil! Continua! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...