24.6.09

E porque os noivos têm o mesmo direito ...

Um dia destes vou falar sobre as diferentes formas de encarar o casamento e as diferentes reacções do noivo e da noiva.
Hoje vou limitar-me a falar um pouco sobre o fato do noivo, que muitas vezes é deixado para último (porque há sempre tempo, não é?!) e que nem sempre é fácil de escolher ou simplesmente de encontrar.

Apesar dos fatos às vezes parecerem todos iguais, a verdade é que podem assentar de formas muito diferentes e nem sempre se adequam a determinados tipos de corpo. Por isso, é muito importante experimentar vários modelos, assim como diferentes tecidos e diferentes tonalidades.

Antes de se iniciar a procura (na qual muitos noivos não querem que a noiva esteja presente, para que o fato seja surpresa), convém saber se o vestido é branco ou não, e se tem alguma cor que fique bem combinar com a gravata. Se sim, cabe ao noivo decidir se aceita usar a gravata ou o gravatão daquela cor. Se não aceitar, na minha opinião deve tentar usar uma cor neutra, como pérola ou prateado.

Quanto ao fato em si, convém ter em conta a hora do casamento. Se for cedo, o noivo pode usar fraque, mas se for tarde (ao final do dia, por exemplo) já não fica bem.

Ainda quanto ao fraque, eu acho importante experimentar para ver que comprimento ficará melhor, porque às vezes o casaco comprido não favorece - principalmente se o noivo não for alto. Em Portugal, sei que tanto a Dielmar como o El Corte Inglés vendem fraques, e que têm alfaiates que fazem fatos à medida caso seja necessário.


Eu pessoalmente gosto imenso de uns fatos com estilo de fraque mas com o casaco mais curto e com as duas peças da mesma cor (ao contrário do fraque típico que tem calças cinzentas de riscas e casaco preto ou de outra cor escura).
Pode ficar muito elegante :)


Depois, embora haja noivos que optem por usar um fato normal (e para isso aconselho, por exemplo, a Hugo Boss), penso que a maioria opta por um fato com um corte +- comum mas com um tecido mais formal.
Há marcas especializadas neste tipo de fatos, como por exemplo a Penhalta (em Portugal), a Carlo Pignatelli, a Fuentecapala, a Sandro Sellini e a Giovani Valdi. Os preços variam, mas podem ultrapassar os 1500 euros... o que por vezes é proibitivo. Portanto, se for esse o caso, o meu conselho é que procurem lojas de fatos de homem, uma vez que normalmente também têm fatos de cerimónia ou, se preferirem, fatos de noivo. E os preços podem ser bem mais baixos!!

Quanto à cor, eu normalmente prefiro cores escuras, mas a verdade é que em alguns noivos não acho que fique mal o branco ou o pérola. Neste caso, é mais uma vez importante saber de que cor é o vestido da noiva, já que vestido branco e fato pérola (por exemplo) é algo que não combina muito bem.


Aqui vão alguns exemplos de fatos:

Carlo Pignatelli

Giovanni Valdi

Sandro Sellini


[podem clicar neste link se quiserem ver mais exemplos/sugestões]

6 comentários:

L de Leão disse...

Adorei o Carlo Pignatelli e o Sandro Sellini (concerteza que os modelos também estão a ajudar :p).

amartins disse...

São bons conselhos para ajudar a escolher o fraque.
Nem sempre o fraque favorece. Quando há uma barriguinha proeminente faz lembrar o Pavarotti...

Ana Cristina disse...

Querida adorei seu blog! No meu tem muita coisa de casamentos, se quiser pegar alguma coisa fica a vontade!!!!!
Como serei madrinha ano que vem o blog tá recheado de vestidos!!!!!
Bjusssssss
http://sevocequer.blogspot.com
Ana

hojevoucasarassim disse...

Muito obrigada, Ana Cristina!
Assim que possa, vou ver o seu blog :)

E continue a aparecer por cá!


L, quanto aos "modelos"... hmmm...
Acho que vou começar a dar mais ênfase aos fatos de noivo e a deixar de lado os vestidos :pp


amartins: Bem lembrado!
Não é só a altura que influencia, mas também as "proporções" ;)

Juliana disse...

ola
bem vou dar uma opiniao,para homem ha uma marca maravilhosa portuguesa,o nosso Miguel Vieira que tem fatos lindos,super elegantes.
fica aqui a dica...

beijinhos

E? disse...

Muito obrigada, Juliana :)
Neste post coloquei um fato dele: http://hojevoucasarassim.blogspot.com/2011/04/finalmente-um-2-post-dedicado-aos.html

beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...